Home / Muay Thai / Regras do muay thai

Regras do muay thai

Normalmente, todo golpe de muay thai apresenta o objetivo de sempre acabar com a luta, em que as combinações dos golpes são sempre certeiras e muito raramente pode-se ver uma luta chegar ao quinto round, pois o nocaute sempre ocorre antes, além ainda de existirem diversas regras do muay thai.

Em uma luta se utiliza socos que são muito semelhantes com aos golpes do boxe, como o uso das canelas e dos pés, sendo esse típico dessa luta, além ainda de serem usados os cotovelos e os joelhos.

Dessa forma, cada vez mais, o muay thai tem ganhado adeptos, sendo uma luta capaz de desenvolver um excelente condicionamento físico, autoconfiança e concentração, além dos treinos, devido as regras do muay thai, ajudarem diversas crianças e adolescentes a serem mais disciplinadas.

Quais são as regras do muay thai?

Sobre as regras do muay thai, com a intenção de proporcionar um efetivo desenvolvimento dessa luta nacional, a Confederação Brasileira de Muay Thai sempre busca estipulas regras que sejam rígidas em competições, e que também são bastante usadas em treinos nas academias.

Assim, tais regras buscam respeitar as diferenças entre as idades, sexos e o grau de experiência entre os lutadores, além de adotarem padrões e normas que sempre visam garantirem a integridade física dos lutadores. Dessa forma, entenda as regras do muay thai abaixo!

  • Regras da competição
  1. Normalmente, os combates possuem uma duração de nove minutos, os quais são divididos em três rounds de dois minutos, em que após terminar cada round, os lutadores devem se sentarem nas suas devidas cadeiras, descansarem, se hidratarem e receberem orientações dos treinadores por cerca de um minuto.
  2. O evento sempre disponibiliza para cada um dos lutadores determinados equipamentos, como um par de luvas, um par de caneleiras e um capacete.
  3. Depois de terminar o combate, sempre é proferida a vitória.
  • Regras do muay thai amador
  1. O vencedor da luta é o lutador que consegue realizar o nocaute no seu adversário, o que significa que os praticantes devem lutarem para poderem aplicarem um golpe que provoquem algum dano no seu adversário, de forma que na avaliação do árbitro central, ele não tenha qualquer condição de continuar a luta.
  2. Geralmente, chutes, socos e joelhadas encaixadas são contabilizadas como sendo dois pontos cada, em que os lutadores devem de maneira constante caminharem para frente e acertarem os golpes em áreas desprotegidas do corpo do seu adversário, sejam as pernas, cabeça ou tronco.

Além disso, os lutadores que andam para trás, sempre fugindo da luta, que acertam áreas protegidas ou então acertam golpes fracos e no vazio, podem não terem a sua pontuação contabilizada.

  1. Normalmente, o clinche com queda sempre contabiliza três pontos, onde é permitido que o lutador segure o adversário e defere golpes, seja na perna, braços, cabeça ou tronco.

Além disso, o lutador ainda pode derrubar o adversário utilizando rasteiras, o puxando para baixo ou então girando. No entanto, se o adversário se encontrar caído no chão, ele nunca poderá ser atacado.

  1. Aquele lutador que recebe um golpe que seja realmente contundente e cair, irá ter 10 segundos para poder se levantar, sempre mostrando a guarda alta e, segundo a avaliação do juiz, apresentando condições de conseguir prosseguir na luta.
  2. O lutador que receber golpes nas áreas, como as genitais ou olhos, poderão ter 30 segundos para poderem se recuperarem e voltarem para a luta, pois caso contrário, a luta irá ser encerrada e decretada sem nenhuma decisão.

Portanto, essas são as regras do muay thai, as quais quando são descumpridas, os lutadores poderão receber em ordem advertências, sejam verbais, pontuações negativas ou expulsão.

Sendo assim, se você ficou interessado pela prática do muay thai, então entre em contato agora mesmo com a Academia Pratique.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *