Home / Academia / 5 Motivos Para Fazer Natação Para As Dores Nos Joelhos

5 Motivos Para Fazer Natação Para As Dores Nos Joelhos

A natação para as dores nos joelhos pode trazer grandes benefícios para quem sofre com esse problema devido ao treino de baixo impacto que essa atividade proporciona.

Diferente das atividades de sustentação de peso que pressionam os joelhos quando os pés tocam o chão, a natação permite que você se mova pela água sem pressionar demais o joelho.

Com isso, a maioria das pessoas pode se exercitar mais tempo na água sem esforço extenuante ou dor nas articulações.

Portanto, é fundamental cuidar das articulações em geral e do joelho com a prática de exercícios físicos de baixo impacto.

Conheça alguns motivos para praticar natação para as dores nos joelhos

Se existe um exercício especialmente indicado para dores no joelho e nas articulações, esse é a natação. Alguns dos motivos para praticá-la são:

  1. Ela ajuda a desenvolver músculos, facilitando a mobilidade das articulações.
  2. Ajuda a liberar a tensão acumulada nos joelhos, coluna, quadris e pés, além de relaxar os músculos, especialmente se você nadar em água morna.
  3. A natação, diferentemente de outros esportes, dificilmente causará inflamação nas articulações e manterá o tônus muscular.
  4. Ao exercitar as articulações com a natação, a deterioração do tecido ósseo e da cartilagem é retardada, fortalecendo os músculos e os ossos.
  5. Além disso, outro motivo para praticar essa atividade física é que ela ajuda a manter o peso e combater a obesidade.

– Lembre-se de que o excesso de peso coloca uma carga excessiva nas articulações, o que pode danificá-las com o tempo.

Assim, uma das razões pelas quais a natação é recomendada para as articulações do joelho que é o impacto é reduzido.

Por outro lado, a maior densidade da água em relação ao ar faz com que o deslocamento exija mais esforço, embora não o possamos perceber. Por isso, e esse é um excelente exercício para desenvolver os músculos sem ter riscos.

Benefícios de natação

Como você pôde perceber acima, esse esporte traz inúmeros benefícios à nossa saúde. E as pessoas de muitas idades podem praticá-lo.

Além disso, na natação, a água suporta até 90% do peso corporal, tornando-o um esporte especialmente bom para mulheres grávidas, pessoas com deficiência ou pessoas com lesões ou doenças do sistema musculoesquelético.

Sendo assim, saiba quais vantagens a natação pode lhe oferecer:

  • Favorece a movimentação do sistema cardiorrespiratório: com a natação, temos que aprender a controlar nossa respiração corretamente. Com isso, os nossos sistemas respiratório e circulatório serão beneficiados.
  • Fortalece tecidos musculares e articulares: com a técnica adequada na natação, todos os músculos, tendões, ligamentos e articulações do corpo são exercitados.
  • Tem um efeito drenante ou anti-inflamatório: como é uma atividade praticada na água, a pressão hidrostática melhora a circulação sanguínea.
  • Ele queima calorias: dependendo da intensidade realizada, a perda de calorias será em maior ou menor proporção, mas sempre lembre-se de que a atividade aeróbica é sempre a opção mais saudável.
  • Melhora o equilíbrio: a natação nos permite tomar mais consciência dos movimentos do nosso corpo, o que, a longo prazo, nos dá maior controle sobre ele.

 Conheça a Academia Pratique Fitness

Primeiramente, se você está sofrendo com problemas nas articulações e no joelho, é muito importante consultar um médico para realizar o diagnóstico e indicar o melhor a ser feito para você se curar.

Com isso, se você quer melhorar suas dores, procure iniciar uma aula de natação com bons instrutores para melhorar sua condição e ainda se beneficiar de todas as vantagens que esse esporte pode trazer.

Portanto, procure a Academia Pratique Fitness mais perto de você e ingresse em uma aula para descobrir como a natação para as dores nos joelhos e o mundo de benefícios que essa atividade proporcionará.

Sobre rafael

Veja Também

Franquia da academia com aulas de natação

Franquia da academia com aulas de natação

O mundo fitness tem vivido um dos seus melhores momentos. E não pense que a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *