Home / Muay Thai / Hidroginástica ajuda com as dores na coluna

Hidroginástica ajuda com as dores na coluna

Programas de exercícios com hidroginástica consistem em uma variedade de tratamentos e exercícios que podem ser especificamente projetados para fornecer alívio nas dores na coluna e no pescoço.

Estes exercícios também servem para condicionar e fortalecer os músculos para ajudar a evitar futuras recorrências de dores nas costas.

em terra não é possível devido à intensidade da dor, diminuição da densidade óssea, incapacidade ou outros fatores.

A hidroginástica é um exercício versátil e é particularmente bom para pessoas que sofre com dores na coluna

Quem sofre de Osteoartrite e Osteoporose avançada (com suscetibilidade e / ou dor por fratura) sabe das suas condições, nesse caso, a hidroginástica é frequentemente recomendada.

Além também, de ser muito recomendado  como uma forma de terapia com exercícios para tratar pessoas com diabetes, bem como indivíduos com pressão alta.

Ambas as condições podem melhorar e tornar-se mais manejável com o exercício aquático.

Todas essas condições podem tornar desconfortável ou doloroso o exercício em superfícies duras ou mesmo acolchoado, ou em pé. A água é um ambiente muito mais gentil e acolhedor.

A hidroginástica oferece muitos benefícios associados a uma sequencia de exercícios em terra, incluindo a programação de um plano de treino cuidadosamente adaptado ao indivíduo.

Também pode ser referida como terapia de piscina, hidroterapia ou terapia aquática.

Benefícios do exercício na água

As propriedades físicas da água fazem dela um meio altamente desejável para se exercitar no tratamento de dores nas costas e outras lesões musculoesqueléticas.

Algumas das peculiaridades mais importantes da água que simplificam o exercício são:

Flutuabilidade:

A água anula a gravidade e ajuda a sustentar o peso do paciente de maneira controlada à medida que o paciente é mergulhado. Isso pode ajudar na desenvoltura  de um melhor equilíbrio e força.

Na hidroginástica, a  flutuação da água é comum e também permite uma maior variedade de posições devido à virtual eliminação de forças gravitacionais, particularmente para, o membro mais pesado do corpo, a perna.

Viscosidade:

A água proporciona uma constância por meio de atrição suave, consolidando e o condicionando de uma lesão, enquanto reduz as possibilidades de novas lesões devido ao desequilíbrio.

Há poderosos efeitos elaborados pela pressão hidrostática que melhor ativa a função cardíaca e pulmonar, tornando a hidroginástica  uma maneira muito útil de manter e fortalecer a função cardíaca e pulmonar.

Este resulta da  pressão também ajuda a melhorar o curso sanguíneo muscular.

Juntas, elas permitem o desenvolvimento de um regime de exercícios que ameniza o peso colocado na coluna (carga axial) e o risco de uma luxação devido a movimentos não intencionais durante os exercícios.

Por exemplo, indivíduos com osteoartrite no pescoço e no ombro podem praticar círculos de braço ou rolos de ombro na água para melhorar sua amplitude de movimento e força.

Como a água proporciona resistência moderada e apoio através da flutuação, a pessoa provavelmente não sentiria a dor causada quando um braço cansado cai repentinamente, como pode acontecer no final dos exercícios em terra.

Além disso, a percepção da dor na coluna pode ser diminuída como resultado de muitos fatores associados à hidroginástica, como os sons relaxantes e o calor da água, tornando-a uma experiência diferente e muitas vezes muito prazerosa.

Muitas vezes é mais fácil iniciar um programa de exercícios na água antes de experimentá-lo em terra.

Os alongamentos de amplitude de movimento para os flexores e abdutores do quadril são geralmente muito mais fáceis de serem experimentados primeiro na água.

Sem duvida a hidroginástica te ajudara não só na sua condição física e emocional , mas também aliviara dores que você sente na coluna e na nuca. Experimente.

Sobre rafael

Veja Também

Aula de spinning para que serve?

O spinning é uma atividade esportiva que é praticada dentro de uma sala, com uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *