Home / Hidroginástica / Natação Hidroginástica

Natação Hidroginástica

Podemos dizer que a natação hidroginástica é uma espécie de modalidade que mistura um pouquinho de cada atividade. É realmente muito benéfica e possui algumas vantagens a mais que realizar apenas a hidro.

Quando falamos em praticar atividades físicas é muito importante entender que cada qual possui os seus objetivos, então é preciso conhecer suas respectivas características para saber se essa ou aquela modalidade é a ideal para você.

Se estiver querendo começar a fazer hidroginástica, veja para quem essa atividade é mais adequada e descubra como funciona esse conceito de natação hidroginástica do qual falamos anteriormente.

Natação hidroginástica: para quem é indicada

Como já dito anteriormente, é preciso saber quais serão os principais resultados proporcionados pela natação hidroginástica antes de começar essa atividade. Seus principais benefícios são:

  • Fortalecimento das articulações, o que ajuda a diminuir dores crônicas
  • Aumenta a coordenação motora, bem como a amplitude de movimento
  • Reduz o colesterol e ajuda a manter a diabetes sob controle
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Trabalha de forma muito positiva o sistema cardíaco, respiratório e circulatório
  • Promove relaxamento do corpo como um todo, pois a água atua suavemente por ele em todas as direções
  • Ameniza sintomas de ansiedade, estresse e depressão
  • Aumenta o seu ciclo social, o que é ótimo para idosos
  • Dá mais disposição para realizar suas atividades do dia a dia
  • Promove melhores noites de sono
  • Qualidade de vida de maneira geral

Lembra-se que falamos sobre um benefício “extra” da natação hidroginástica? É a relação de perda de peso e tonificação muscular. Quando o treino contém exercícios mais pesados de natação, então esses dois benefícios são acentuados.

É importante dizer isso porque muitas pessoas têm por principal objetivo perder peso e ganhar massa magra. Nesse caso nem sempre a hidroginástica será a atividade recomendada, pois essas vantagens não aparecem de forma tão visual.

É claro que sua prática queima calorias, mas a quantidade acaba sendo pouca quando comparada com outras atividades, como corrida, spinning, jump, aulas de dança, dentre outras.

Assim como também não promove o ganho de massa magra de forma tão intensa como na musculação. Uma dica é: realize os exercícios em paralelo, treinado hidro alguns dias e outras modalidades em outros.

Como funcionam as aulas?

Mas, vamos lá, como a aula de natação hidroginástica funciona? Bem, na verdade, sua organização é a mesma da hidroginástica. As aulas são ministradas por um professor que irá coordenar a aula e você segue suas instruções.

São realizadas em grupos e a quantidade de alunos depende do tamanho da piscina. O ideal é que haja um bom espaço entre as pessoas para que todos consigam realizar os exercícios de maneira confortável.

Sobre a duração, o período costuma ser de 40 minutos até 1 hora e a frequência de treinos pode ser de duas até quatro vezes na semana.

Para ter esse tipo de informação de forma mais concreta é preciso conversar com o clube ou academia para entender como funcionam as aulas na piscina.

Natação hidroginástica é na pratique fitness

A recomendação para realizar a natação hidroginástica é na Pratique Fitness, pois essa rede de academias possui uma estrutura incrível e conta com profissionais que irão te acompanhar em todas as atividades.

É muito importante ter ao seu lado profissionais habilitados e qualificados, de forma a garantir que as atividades serão realizadas de forma segura e, claro, que trarão resultados.

Para saber mais sobre a natação hidroginástica consulte o site da Pratique Fitness e veja qual é a unidade mais próxima de você. Marque uma aula experimental e comece seus treinos!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *