Home / Hidroginástica / Plano De Aula Para Hidroginástica

Plano De Aula Para Hidroginástica

Seguir um plano de aula para hidroginástica é uma forma de direcionar os seus exercícios para ter maiores resultados. Na verdade, funciona da mesma forma que um treino estabelecido de musculação, por exemplo.

Praticar atividades físicas é muito benéfico para a nossa saúde física e mental (como falaremos nos próximos tópicos), mas quando você faz isso de forma organizada tudo fica ainda melhor.

Se você começou a praticar hidroginástica ou está pensando em incluir essa atividade na sua rotina, entender melhor como funciona o plano de aula para hidroginástica, bem como seus benefícios, é essencial.

Como é o plano de aula para hidroginástica

O plano de aula para hidroginástica depende de cada professor, bem como idade média dos alunos. Quanto mais velhos forem os participantes, mais cauteloso deve ser o cronograma.

Na verdade, a maior parte do público da hidro é idosa, pois essa atividade traz benefícios fundamentais para esse grupo.

Enfim, voltando para o plano de atividade, este normalmente começa com aulas bem simples, apenas para os alunos entenderem qual é a “pegada” desse exercício.

Com o passar das semanas as aulas ficam mais intensas, exigindo maior agilidade e força dos alunos. Além de trabalhar os músculos nesse sentido, os professores também enfatizam a importância de trabalhar a elasticidade e a flexibilidade de movimento.

Estando um pouco mais avançados é possível começar a usar halteres para dificultar e trabalhar ainda mais a força.

O plano de aula para hidroginástica acaba sendo bem variado, pois traz uma grande variedade de exercícios, podendo ser feitos com ou sem acessórios (pesos, boias, bolas…).

Benefícios da hidroginástica

Entendendo que o plano de aula para hidroginástica é gradual e seu desenvolvimento também depende dos alunos, agora falta entender quais são os benefícios dessa atividade.

  • Perda de peso

Apesar de este não ser o forte, essa atividade promove o gasto calórico, então, consequentemente, você irá perder gordura.

  • Definição muscular

Mesmo quando não são usados pesos, a hidroginástica promove grande definição muscular, pois a água exerce uma força contra o nosso movimento.

  • Sistema imunológico

Assim como todas as outras atividades físicas, a hidroginástica também favorece a nossa imunidade.

  • Sistema cardíaco e circulatório

O mesmo vale para o sistema cardíaco e respiratório, que serão diretamente beneficiados com a prática regular da hidroginástica.

  • Saúde mental

Engana-se quem pensa que atividades físicas fazem bem somente para o corpo, pois fazem um bem incrível para a nossa mente também. Considerando que temos um dia a dia cada vez mais estressante, prezar pelo conforto mental é muito importante.

  • Alivia sintomas de estresse, depressão e ansiedade

Justamente por trabalhar tanto a saúde mental que você perceberá sua saúde emocional mais estável também. Sintomas de estresse, depressão e ansiedade são amenizados.

  • Fortalece as juntas

Talvez esse seja um dos benefícios mais exclusivos da hidroginástica, pois ela consegue fortalecer as suas juntas sem sobrecarregá-las. É exatamente por esse motivo que a natação é tão procurada pelas pessoas mais velhas.

Plano de aula para hidroginástica é na Pratique Fitness

Se você está cada vez mais convencido de que a natação fará bem a você, resta saber onde realizar essa atividade com a ajuda de um bom profissional.

A resposta é bem fácil: na Pratique Fitness. A rede de academias conta com profissionais de excelência e estrutura adequada para diversos tipos de atividades, incluindo, claro, hidroginástica.

As aulas podem ser feitas de duas a quatro vezes na semana para se obter bons resultados, não fique mais parado!

Acesse o site e encontre a unidade mais próxima da Pratique Fitness. Conversando com os profissionais você saberá o plano de aula para hidroginástica na íntegra.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *